17 fevereiro 2007

Aqui nesse mundinho fechado

Eu sempre reluto a debater fatos que ainda estão borbulhando. Mas o fato é: O Brasil é um ovo. Sim. Só temos em nossa confiável mídia espaço pra uma notícia de cada vez.

Vamos fazer um flashback dos ultimos três meses de noticiário?

Fim de Novembro: Avião da Gol cai e mata 1257843689 pessoas
Início de Dezembro: Avião da Gol continua caído. E 1257843689 pessoas continuam mortas.
Meio de Dezembro: Pane na Aviação
Fim de Dezembro: Traficantes Atacam o Rio
Inicio de Janeiro: Chuva castiga o Rio de Janeiro
Meio de Janeiro: Buraco no Metrô
Fim de Janeiro: Mulher mata milionário da Mega Sena
Início de Fevereiro: Menino é arrastado no asfalto

Mesmo vivendo em meio a uma sociedade da informação, cada vez mais canibal, mais sedenta por novidades,. estagnamos em uma notícia e fim. A mídia nacional se tornou limitada a um assunto! Onde está a sociedade da informação?! Eu estou esperando! Será que limitamos o nosso conhecimento de sociedade pós moderna para um programete de três meses às 22h?

E Quanto a ultima notícia, acho que chegou a hora do meu comentário a seu respeito. Ou melhor. A seu desrespeito.

Eu não sou frio ao ponto de dizer que não achei uma barbarie o que foi feito. Não mesmo. Achei um crime terrível, e tenho medo do que possa vir daqui pra frente. Os valores mudam conforme alguns valores aumentam... Sinto-me impotente sim, diante a uma situação dessas.

Apenas acho que essas comoções públicas não surtem efeito. A imprensa não está e nunca esteve relatando seriamente esse fato. O que a imprensa geral quer é confete. E não só por conta da Folia do Momo... Essa imprensa, que já ultrapassou a barreira do marrom. Chegou a total falta de respeito. Com os pais, com o povo, consigo. Já entendi perfeitamente o que ocorreu. Não precisa detalhar.

E só pra fechar: Não adianta fazer manifestação pacífica na porta da Igreja pedindo paz. Bandido não se emociona com gente de preto com vela na mão, ou braçadeira escura no braço esquerdo, ou florzinha no MSN, ou tirar a foto do orkut, ou minuto de silencio no Maracanã, ou criar uma praça com nome de neo-defunto. Não... irreversível. Infelizmente. O guri nem nunca vai saber que isso foi feito. O que pode ser feito? Bem, perdemos a chance ano passado. Agora, só ano que vem...

10 comentários:

@joaomarcio disse...

eu me comento muito!

Unknown disse...

"Paradas pela paz" são muito bonitas, todo mundo de branco, com fotos iguais no orkut e outras bobagens inócuas de gente que acha que desfilar pelas ruas da zona sul trajando a formalíssima Coleção "Basta - primavera verão" resolve alguma coisa. Como se não bastasse essa cidade ser (não mais "estar") sitiada, a população (não só "setores da sociedade") sempre faz questão de olhar para outra direção e se faz de indignada quando há sangue espalhado por todos os lados.
Já passou da hora de perceber que a solução está em movimentos que visam a criação de leis que protejam o cidadão e punam os criminosos, e fazer com que o cidadão também as cumpra, e não em paradas que só server para levantar a bandeira da indignação inconseqüente, que no fim das contas não passa de omissão. E é disso que se trata, no fim das contas: movimentos e paradas.

Morgana disse...

Aquele monte de velas nas janelas não tornaram o metrô mais seguro, não é mesmo?
Mal esquecemos o nome da Gabriela e já aparece outro! E pra esse eu estou com menos paciência ainda.
Todo mundo querendo diminuir a maioridade penal, mas fazer uma escola decente ninguém quer, né? SEMPRE vai ter alguém abaixo da maioridade penal cometendo um crime. Aí quando as prisões estiverem abarrotadas de pivetes vão querer a pena de morte pra esvaziar...

@joaomarcio disse...

Sou contra a pena de morte. Acho que implica em muito mais gente que o próprio preso. É uma questão extremamente difícil. Mas sou a favor da prisão perpétua com tortura. Essa história de ONU é o cacete. A ONU não ajuda ninguém quando uma criança vira pano de chão.

Anônimo disse...

Adorei!

Até que enfim alguém disse o que deveria ser dito!

Tenho pena da alma deste menino que não deve ter conseguido descansar em paz até agora!

Isadora disse...

concordo com tudo, exceto uma coisa: não perdemos a chance de nada. nunca é tarde pra pararmos de achar que o fantasminha vai ficar lisonjeado com o nome na praça que vai servir pros mesmo filhos da outa que o arrastaram fazer compra-e-venda... tá na hora das pessoas pararem de achar que o mundo não tem jeito, ou, na melhor das hipóteses, que o problema é de um ou dois, lá em cima.

@joaomarcio disse...

Isa,

releia o que eu disse
perdemos a chance no ultimo pleito.

Ninguém teve peito!

mantivemos uma politica suja e viciada... agora, só ano que vem.

Enquanto isso, camelôs e travestis estarão tirando suas vidas em cima de uma praça morta.

the.O disse...

Eu tava pensando em alguma coisa pra escrever, mas você e a Morgana já sintetizaram tudo o que eu pensava.

Marcos disse...

é a exploração do drama, e meio q fingindo q nao se sabe e nem tem controle disso, da fulgacidade. era da informação? mt bom seu comentario sobre isso, q informacao? to esperando tb. a midia é o quarto poder do país, ainda mais com a terceira maior emissora do mundo sendo nossa. uma grande pena q faca um papel de merda tao sonsa e cinica quanto os outros 3 poderes.

@joaomarcio disse...

Na verdade a imprensa é o quinto poder. Antes vem o tráfico. Que eu acho, sinceramente, muito mais justo e honesto que nossa imprensa.