17 março 2007

Não sei escrever

E o que acaba me sobrando para fazer é postar desenhos no blog.

Este daí foi feito o rascunho todo a lápis, no metrô. Era, de fato, uma moça sentada à minha frente. Depois finalizei com naquim e um pincel atômico na faculdade, e agora há pouco, fiz uns ajustes no Photoshop para ficar menos porco. O rascunho deve ter tomado uns 15 minutos, a finalização uns 5 minutos... O ajuste no Photoshop, um minutinho.

Achei até um tempo razoável, 21 minutos pra um desenho parecer apresentável, mas podia ficar melhor, tanto o tempo como a qualidade. Eu sempre fico preguiçoso e faço este ou aquele detalhe com preguiça. Felizmente, isto tem acontecido com menos freqüência.

Ainda tenho que escutar de uma estudante de direito (que é gente fina, apesar da carreira que escolheu):
-"Ah, eu queria também ter esse dom pra desenho."

Francamente, eu acredito muito pouco nessa história de dom. Todos os seres humanos são comuns e normais. Salvo pequenos detalhes, todos são iguais. As habilidades que temos adiante são provenientes da oportunidades e escolhas que estamos continuamente fazendo. Mesmo porque, se eu acreditasse em algo bobo como "dom", não conseguiria dar valor aos três anos em que venho praticando técnica e teoria para tentar alcançar, mesmo que de leve, um nível mais profundo, mais para o âmago da expressão.

Quem não gostou, pode me deixar um comentário mal-criado.

5 comentários:

the.O disse...

Dom é um filme chato pa caralho, disso não há dúvida.

Unknown disse...

Tell me about it =/

Unknown disse...

"Dom" é uma idéia muito irritante. Mesmo pq sempre vem embrulhada em 'papel-conformismo 140g'.

Marcus César disse...

Depende muito do que chamamos de "dom", acredito. O Aurélinho nos diz que é uma "Dádiva, presente". Concordo com a idéia de que ninguém nasce sabendo, e descarto categoricamente a teoria dos memes; mas o cenário em que crescemos influencia muito nas habilidades que teremos, e em grande parte desse tempo de crescimento não temos como escolher esse cenário. Portanto, podemos encarar esse cenário como um presente, em certas condições; o problema maior é metafísico, acredito...

Anônimo disse...

Dom ou não, eu sempre acreditei que você sabe desenhar. Vi alguns posts seus agora e fico feliz em saber que está aperfeiçoando. Enfim, fico mais feliz em ver que vc desistiu das idéias malucas de ser um monte de coisas que eu sabia que não iam te fazer feliz.
Ah, tenho só uma objeção: você sabe escrever,sim. E eu sei disso. Se também não é dom, exercite novamente.
Mil beijos com saudades.
Liliane