Hora de botar o pau na mesa
Eleições 2006.
Em 2002 eu teria votado no Lula. Tinha 16 e fiquei com preguiça de tirar o título. A vitória do PT me fez, aos 17, tomar tal atitude.
Em 2006, meu ânimo para vo(l)tar no PT é pequeníssimo. Digamos que minha perspectiva é de que as coisas não serão tão boas quanto se espera. Acho que Heloísa "A Louca" Helena terá meu voto este ano. O PSol, mais especificamente. Não sou militante. Sou inteligente ou covarde demais para isso. Mas conheço a situação. E conheço a oposição. A situação que desaponta, se acovarda e se encanta com o poder, e a oposição que acha que somos burros e esquecemos o que andaram fazendo há seis, oito, quinze anos atrás. E sei que não confio em nenhum dos dois.
Mudar não é voltar ao de antes. É retrocesso. Não dá pro voltar nem pra ficar. O que me sobra é ir. Ouço de muitos que a plataforma que tem minha intenção de voto é impraticável. É? Venezuela e Bolívia já deram porrada na mesa e alcançaram a mudança. A maior empresa de Petróleo da América Latina levou um coice e ficou quieta. A maior potência do mundo levou coice atrás de coice e ficou quieta. E nós, justo a maior potência da América Latina, vamos ficar na concessão? Justo o país com maior desigualdade e os piores indicadores sociais da América Latina, justo ele, vai dar seu voto pra quem lhe mostra os dentes assim que recebe a faixa?
Eu acho que não. Como diz George W. Bush, na única frase em que concordo com ele:
"You fool me once, shame on you. You fool me twice... You won't fool me again."
"Se me enganar uma vez, devia se envergonhar. Se me enganar duas vezes... Você não vai me enganar outra vez."
Nos enfiam na cabeça que temos que aceitar as maiores barbáries possíveis como 57% da população abaixo da linha da pobreza (dados de 1998) por que é a "realidade capitalista de terceiro mundo". Eu me recuso a papagaiar esse tipo de frase. E me recuso a propagar esse tipo de pensamento. Vote em quem você quiser. Em quem você acredita. Não no menos pior. Mas no melhor pra você. E vocês, senhores 7% da população brasileira e concentradores de 92% da riqueza do país, votem em quem acharem melhor também. Vamos ver quem leva.
Sim, eu tomei óleo de rícino com limão e boldo. E fico assim até novembro.
2 comentários:
O Que fazer contra um sistema inteiro podre? Acho que no Brasil a situação fica cad avez pior, quando vejo por exemplo um cartaz indicando "Pedro Fernandes Neto"... chega a me dar uma dor no coração e a sensação de que estamos perdidos de vez... O Pior é que VAI SE ELEGER COM AMPLA VANTAGEM... Sad but true...
Pois é, Júnior. A política é uma coisa muito estranha, sabe?
Murilo, não tenho mais muita coisa na cabeça, os ideais estão se desconstruindo, aos poucos.
E pouco é o que sobra pra comentar sobre uma situação limite como esta.
Eu, parte integrant dos 93% da população que precisa ficar dividindo os farelos do bolo, digo que, de tanta desilusão, é NULO que eu vou votar.
Primeiro, porque não quero me responsabilizar por mais uma decisão frustrada (votei no Lula. Merda).
Depois porque de maneira alguma acredito no poder político. o PT foi uma vergonha pra quem saiu às ruas, comemorando e acreditando em sua vitória.
Mas...aprendendo a jogar.
Se o Galvão Bueno viesse comentar aqui, acho que ele diria que "a elite está gostando do jogo".
Beijos e queijos
Postar um comentário